Tv. Frutuoso Guimarães, 562, entre Riachuelo e Aristides Lobo

O Casulo Cultural é um espaço de gestão, formação, e fruição de ideias, pensamentos, movimentos sociais, estéticas e produções artísticas, que funciona na sala da casa da artista visual Renata Aguiar que, desde 2014, abre suas portas para pessoas envolvidas com arte e protagonismo social, criarem, discutirem e exporem seus conteúdos artísticos, através de processos colaborativos e uma rede política de afetos. Atualmente, desenvolve os projetos Casulo Debates, as oficinas Universo de Si, e a exposição de uma coletânea de trabalhos artísticos num período orgânico de demandas. Funciona regularmente às quartas e sextas, de 15h às 18h.

 

ARTISTA-GESTORA:

Renata Aguiar

Artista, professora e agitadora cultural. Entre idas e vindas vive em Belém desde 2001. Estudou Artes Visuais e Tecnologia da Imagem, pela Universidade da Amazônia (UNAMA, 2011), e Mestrado em Artes pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2013). No mesmo ano, em Belo Horizonte – MG, estudou Crítica da Arte Contemporânea e Perspectivas do Livro de Artista na Pós Graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde conheceu a ONG que à levou a Nova Deli, capital da Índia, para atuar na Association Internationale des Étudiants en Sciences Économiques et Commerciales (AIESEC, 2013). Trabalhou como professora de fotografia na instituição Delhi College of Photoghahy (DCOP, 2013), e desenvolveu pesquisa com a fotografia, voltada para a cultura e visualidade indiana. Desenvolveu pesquisa sobre a temática da imagem/identidade no ambiente prisional feminino do Pará, no Centro de Reeducação Feminina (CRF, 2010-2013), e foi voluntaria do Núcleo de Formação e Experimentação da Associação Fotoativa (2012-2013), onde fez parte do grupo de estudos Pedagogia da Luz, participando, integrando ou realizando oficinas e eventos voltados para educação e fotografia. Hoje, vive em Belém, atuando como professora na Fundação Escola Bosque e na Universidade da Amazônia. É artista/curadora no Casulo Cultural, espaço de arte independente, onde desenvolve trabalhos de criação, experimentação e autogestão colaborativa em arte política.

 

Exposições:

– Reinos Místicos, 2016. Local: Galeria Fidanza – Belém.

– XXIV Salão de Arte CCBEU Primeiros Passo. Obra: Mersoult, 2015. Local: Galeria de Arte CCBEU – Belém.

– SPAM Xumucuís, 2015. Local: Unversitec – UFPA.

– Instâncias da Luz, 2014. Local: Galeria Fidanza – Belém.

– Mostra Casa Fora do Eixo. Obra: Bicho Homem, 2013. Local: Espaço Mundo – João Pessoa.

– Maratona Fotográfica Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte. Obra: Os não Lugares de BH, 2013. Local: Belo Horizonte.

– Ano do Brasil em Portugal: festival Amazônia. Obra: Meikumere, 2013. Local: Galeria Amazônia – Faro

– 'O Mundo Fala da Amazônia, a Amazônia Fala Para o Mundo', 2013. Local: Hall do Centro de Eventos da UFPA Benedito Nunes – Belém.

– II Salão Xumucuís de Arte Digital. Obra: Origens, 2013. Local: Museu de Arte do Centro Cultural Brasil Estados Unidos – Belém.

– IV Salão Sesc Universitário. Obra: Cidade Perdida, 2012. Local Evento: SESC Boulevard – Belém.

– Mulheres Liquidas. Obra: Origens, 2012. Local: Galeria Teodoro Braga -Belém.

– Exposição Centenário do Cinema Olympia. Obra: Vultos Claros, 2012. Local Evento: Cinema Olympia – Belém.

– Círio de Memórias. Obra: Meu primeiro Círio, 2011. Local: SESC Boulevard – Belém.

 

Links:

Fanpage:

Casulo Cultural – Porjeto Circular:

Casulo Cultural – wixsite.com

Arquivos Casulo Cultural – Blogueiras Negras

 

Publicações:

 

 

Vídeos:


 

Fotos: