Trav. Frei Gil de Vila Nova, 215, entre Manuel Barata e Ó de Almeida.

O Espaço Oficina Assim é um porão onde acontecem reuniões, exposições, apresentações de espetáculos, danças, performances, oficinas de iluminação, designer e artes visuais. Nasce da parceria com a agencia Mapinguari-Design, através do projeto Mapin Lab, que promoveu as primeiras oficinas e palestras de Caligrafia Lettera para iniciantes, com o designer gráfico Claudio Gil, e Encadernação e criação de mini-livros, com Gabriela Irigoyen. Com Finalidade de dar continuidade a esse conhecimento, nasce o Espaço Oficina Assim, promovendo oficinas, bate papos, apresentações, mesas redondas e palestras. Nos anos seguintes, até 2015, recebeu o curso de BRANDIGN, com o professor e consultor Delano Rodrigues, e o projeto Letras Q Flutuam, contemplado pelo programa Amazônia Cultural em 2013. Em 2015, recebeu a oficina Desenhando Letras Como se Não Houvesse O Amanhã, com Juliana Moore, e o Passeio fotográfico promovido por Yan Belém, durante a 6ª edição do Projeto Circular, integrando coletivos e os braços analógico e digital da fotografia contemporânea, para reconhecer lugares esquecidos e invisíveis da cidade. No mesmo ano, trouxe à Belém a diretora teatral Maria Thais Santos, com a finalidade de ministrar uma oficina para atores com experiência na linguagem. Na ocasião, foi realizado o lançamento, em Belém, do Livro da Cia de Teatro Balagan, e o Livro de autoria de Maria Thais Na Cena do Dr. Dapertutto: Poética e Pedagogia em V.E. Meierhold, lançado pela  Editora Perspectiva em abril de 2010. Em 2016, trouxe à capital paraense, o Mestre de teatro Jurij Ashtiz, que veio ministrar a oficina O individual e o coletivo, dando continuidade ao ciclo de oficinas iniciadas por Maria Thais no ano anterior, que retornou como assistente deste mestre russo. O Espaço Oficina Assim tinha como proposta a criação de uma Escola Livre de Teatro. Este ano de 2017, para tanto, decide parar suas atividades, para fortalecimento do espaço e reformulação de novos projetos.

 

MINI-BIOS ESPAÇO OFICINA ASSIM

 

  • Espetáculo de mini-teatro: Mater Dolores – Desvãos de Memórias, pelo artista Jeferson Cecim;
  • Forma e Conteúdo de livros interativos – Poemóbiles e Livros de Artistas com Liana Yuri;
  • Oficina de Leitura e Voz, com atriz Astrea Lucena;
  • Oficina de Design de Eventos, com a designer gráfica Sâmia Batista;
  • Um grande bate papo de Como Nasce Um Roteiro para cinema, com o ator e diretor Adriano Barroso;
  • Oficina a de Papietagem ou Papier Collé, com o artista Paulo Emilio Campos;
  • Exposição Odd Norte, que trabalha com os conceitos da historia da pintura e do desenho, percebendo-se o tradicional e o contemporâneo do pintor e desenhista Tadeu Lobato;
  • Exposição Weird Works, com o ilustrador Fábio Vermelho;
  • Exposição Letras Q Flutuam, com Mapinguari design;
  • Oficina –Mapinguari Design –Abridores de Letras;
  • Integra o projeto Virada Cultural de Belém, com as apresentações:

1)Performance – Não sei por Andas …Mas sei Quem és, atriz e performer Michele Campos

2)Exposição Letras Q Flutuam– Mapinguari Design;

  • Produziu e apoiou o premiado espetáculo de São Paulo RECUSA da CIA BALAGAN, da Diretora e pesquisadora Maria Thaís Santos; trabalho de intensa pesquisa no universo indígena e que envolve diversos profissionais conceituados.
  • Oficina de Laboratório Fotográfico, com Yan Belém, processo de revelação de filmes com reveladores artesanais: vinho, vinagre, café etc;
  • Pintura No Assim, Workshop, com o Artista Gidalti Moura,
  • Grande passeio fotográfico, com os coletivos da fotografia artesanal e digital. Passeio com o intuito reconhecer a arquitetura e cantos esquecidos da cidade.
  • Oficina O individual e o coletivo, com Jurij Alshtiz.

 

ARTISTAS-GESTORAS

Patrícia Gondim
Oriana Bitar

 

LINKS

Fanpage Facebook:
Espaço Oficina Assim – Projeto Circular:
Espaço Cultural Oficina Assim – Centro Cultural in Belém – Geoplaces:
Pleroma-i/Espaço oficina Assim – wixsite.com:

 

VÍDEOS